8 Sugestões para que o primogênito não sofra tanto com a chegada do segundo filho!

Tempo de leitura: 4 minutos

Minha segunda filha, Gabriela, nasceu quando a primeira, Luana, tinha 2 anos e 9 meses. Ou seja, quando eu engravidei, ela tinha apenas 2 anos! Uma bebê!!!

Se a decisão de ter o segundo filho não é fácil para os pais, imagina para o filho mais velho, que vai deixar de ter a atenção dos pais totalmente para ele…

Por isso, decidi compartilhar algumas sugestões e cuidados que deram certo com a minha família.

Sugestão 1: Não deixe o filho mais velho ficar com raiva do bebê que ainda está na sua barriga!

Quando o primogênito ainda é pequenininho, o contato com a mãe ainda é muito intenso e as brincadeiras podem ser bruscas, porque eles ainda não têm muita noção. Por isso devemos ter cuidado com a barriga. Mas não é bom deixarmos o filho perceber que essa “mudança”, esse “afastamento” é por causa do bebê que está na barriga da mãe. Aconteceu isso comigo. Eu sempre falava para a Luana “Cuidado! Olha a minha barriga! A Gabi está aqui dentro! Olha esse pé!” Eu falava tanto, que a Luana parou de falar na irmã… Então eu comecei a segurar a perninha que estava batendo na barriga, o bracinho que vinha com força e não falava mais do bebê. Com isso, ela voltou a falar com carinho da irmã, voltou a beijar minha barriga, voltou a sentir carinho pela Gabi.

Sugestão 2: Faça de tudo para que ele participe do processo!

Peça a opinião dele na compra de alguns itens, peça ajuda para guardar as roupinhas na gaveta e qualquer outra ajuda que ele seja capaz. Enfim, faça com que ele sinta-se importante!

Sugestão 3: Diga que ele vai ser o “professor” do bebê.

Para ele se sentir igualmente importante, conte que ele vai ensinar o irmão a andar, a falar e vai brincar muito com o bebê…

Sugestão 4: Torne o pai super presente para o primogênito.

Durante a gravidez, comece a dividir as funções com seu marido. Dessa forma, quando o bebê nascer, vai ser menos traumático o afastamento da mãe em determinados momentos, já que precisará amamentar, dar banho, colocar o bebê para dormir, coisas que o ideal é que a mãe faça com calma, sem ninguém pulando ou pedindo a sua atenção.

Sugestão 5: Seja compreensiva com seu filho.

Essa situação não é fácil para ele. Assim, pode ser que ele tenha algumas atitudes para chamar a atenção. Pode regredir um pouco… Talvez volte a falar como bebê, ou a engatinhar… Não assuste! Isso é normal! Não brigue com ele, apenas converse e mostre que não precisa imitar o bebê para ele ter sua atenção.

Sugestão 6: Seja exclusiva do seu filho mais velho um período do dia.

Para tentar reduzir esse ponto 5, procure tirar um tempo para ficar a sós com seu primogênito. Brinque com ele, dê atenção e converse! Assim a carência pode diminuir!

Sugestão 7: Ensine-o a dividir.

Ensine seu filho mais velho que é muito importante dividir tudo com o irmão. Desde um brinquedinho até a mamãe e o papai.

Sugestão 8: Dica do presente!!

Uma coisa que eu fiz e deu certo foi ir a uma loja de brinquedos, antes de a Gabriela nascer, e deixar a Luana escolher o que quisesse. Ela escolheu e eu disse para ela pedir para a Gabriela, que ainda estava dentro da minha barriga. Depois que ela pediu, eu saí da loja com ela e meu marido comprou o brinquedo e o escondeu no carro. Quando eu fui para a maternidade para a Gabi nascer, levei o brinquedo. Aí, no dia em que a Luana foi nos visitar no hospital, para conhecer a irmã, demos o presente pra ela, o presente que a irmã ‘deu’ pra ela!! Até hoje ela guarda o brinquedo e diz que foi a Gabi que deu. Hoje, com 7 anos, ela me questiona “Mamãe, mas como a Gabi trouxe o brinquedo se ela estava dentro da sua barriga?” E eu desconverso! Acho que ainda não é a hora de quebrar essa magia.

Mesmo tomando esses e outros cuidados, é normal o primogênito ter ciúmes do bebê. Cabe a nós (mães e pais) entender e fazer de tudo para que não haja diferenças.

E nunca deixe de explicar tudo para seu filho. Desde a descoberta da gravidez, explique tudo! Assim ele já vai se acostumando com a ideia. Mesmo que a ficha só caia realmente quando a rotina começa a mudar…

E você, tem alguma sugestão para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário aqui embaixo!!

#simplificamamae #vidademae #amordemae #cuidardosfilhos #educaçaodosfilhos #chegadadosegundofilho #criançasfelizes #familiacrescendo #cuidadoscomprimogenito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *