Tempo de leitura: 6 minutos
Eu tenho a maior dificuldade em arrumar uma lancheira perfeita para minhas filhas e me sinto super culpada por isso…
Só uso suco de caixinha ou mate para a bebida… Biscoitos, pães, coisas rápidas…
Por isso e por notar que isso acontece com mais gente, decidi pesquisar sobre o assunto! Confesso que encontrei gente indicando verdadeiros banquetes para colocarmos nas lancheiras!!! Rsrs Achei exagero!!
Então eu peguei apenas as dicas mais realistas para dividir aqui!!
Separei 5! Vamos a elas?
Dica 1: Planejar o cardápio semanal ajuda muito!!!
Se deixamos para decidir os alimentos na última hora, já sabe o que vai acontecer, né? A hora de sair com as crianças para a escola é sempre aquela correria, não é mesmo? Colocar uniforme e tênis, pentear cabelo, escovar os dentes, arrumar mochila, arrumar lancheira… Afff… Como ter escolhas perfeitas com tanta coisa para fazer e tendo que ser rápida por causa do horário apertado? Então separe um horário no sábado de manhã, por exemplo, para escolher o que vai mandar para a escola. Sábado de manhã é um horário bom, porque, se precisar, dá tempo de dar um pulinho no mercado para comprar o que estiver faltando.
Dica 2: Evite industrializados!
Se a gente tiver esses alimentos em casa, na hora da correria, o que vai colocar na lancheira? Ok!! Aí você pode me dizer: ” Mas se não tiver um suco de caixinha ou um biscoito, na hora da correria, o que vou colocar na lancheira?” Por isso a dica 1 é importantíssima!!! Se você tiver programado, na hora da correria, terá a opção saudável para colocar na lancheira.
Dica 3: Procure escolher sempre alimentos naturais!
Sucos naturais, frutas in natura, castanhas, frutas secas, iogurte natural, granola… Esses são alguns exemplos que podem ser usados para montar os lanches da escola. Até o final desta postagem, darei dicas simples para colocar esses alimentos nas lancheiras!!
Dica 4: Converse com seu filho, com sua filha.
Costumamos subestimar nossas crianças. Mas uma conversa sobre alimentação, mostrar livros de receitas saudáveis, mostrar que VOCÊ se alimenta bem, isso tudo pode ajudar. Isso nos leva para a 5ª dica.
Dica 5: Dê o exemplo!!
Não tem jeito, se você coloca uma banana na lancheira da criança e come uma barra de chocolate na frente dela, o que ela vai pensar? “Por que ela pode e eu não?” Gente, exemplo é tudo!!! Parece frase formada, né? Mas você já parou pra pensar em tudo o que seu filho faz te imitando? Uma simples palavra que você ouve dele e, quando pára pra pensar, quem repete essa palavra o tempo todo é VOCÊ… Isso aconteceu comigo quando minha filha mais velha tinha uns 4 anos. Ela começou a falar “Seráááá??”. Eu achava graça e não entendia como ela tinha a criatividade de usar tal expressão. Conversando com uma tia minha ela me falou “Mas Lia, quem fala isso é você, ela só está te imitando!” Rsrs Isso era óbvio! Mas eu não tinha me dado conta… Eu já tomava cuidado com o que fazia na frente das minhas filhas, mas, a partir daí, passei a tomar mais cuidado em tudo!!! Tudo o que falo, o que faço, o que como… Principalmente se minhas filhas estiverem por perto!!
Para te ajudar, aqui está uma lista com os 6 alimentos que você deve EVITAR:
- Salgadinhos – são industrializados e ultraprocessados, sem nenhum nutriente em sua composição;
- Sucos de caixinha e refrigerantes – bebidas industrializadas com uma quantidade absurda de açúcar;
- Balas, jujubas, pirulitos – doces com aditivos químicos e excesso de corantes;
- Presunto, salame, peito de peru – estes embutidos não são proibidos, mas não devem ser utilizados em excesso;
- Produtos light ou diet;
- Fast-food como pizzas e sanduíches comprados em grandes redes.
E para ajudar mais um pouquinho, aqui estão algumas boas ideias:
- Sucos naturais!! Prefira frutas com menor velocidade de oxidação como acerola, abacaxi, maracujá e goiaba. Também podem ser usados os sucos de polpa, os de uva integral, água de coco pasteurizada (prefira aquelas com menos aditivos químicos). Use garrafas térmicas para que a bebida possa ser consumida em até 3 horas após o preparo. De qualquer forma, o suco vai perder um pouco de suas vitaminas, mas, mesmo assim será melhor do que um suco de caixinha. Dica de ouro: congele o suco em forminhas de gelo, na hora de arrumar a lancheira, coloque alguns cubinhos na garrafinha do seu filho. Até a hora do lanche o suco terá derretido e provavelmente estará fresquinho. Eu comprei uma forma baratinha para fazer gelos em formatos compridinhos. É que um cubo não ía entrar na garrafinha da minha filha.
- Sobras do jantar!! Se sobrou alguma coisa do jantar que pode ir para o lanche, ótimo!! Aproveite! Uma espiga de milho pode ser raspada e o milho pode ser levado dentro de um potinho vedado. Assim como o tomate-cereja, a cenoura baby e outros alimentos.
- Substitutos das bisnaguinhas!! As bisnaguinhas são um super trunfo para nós, né? Eu uso muito! Mas existem outras opções tão práticas quanto, porém, mais nutritivas, como pãezinhos de mandioca ou de cenoura, que podem ser encontradas em boas padarias.
- Patês práticos!! Faça patês em casa para que os sanduíches fiquem mais saudáveis e saborosos!! A base pode ser ricota, queijo tipo cottage ou cream-cheese. Coloque no processador e misture com os ingredientes que desejar como salsinha, atum, cenoura… Tempere a gosto. E pronto!!!! Guarde em um pote fechadinho e deixe na geladeira. Eles duram de 4 a 5 dias. Embrulhe o sanduíche em papel-filme ou papel-alumínio, para conservar o sabor.
- Beliscos do bem!! Frutas desidratadas, mix de castanhas e cereais sem açúcar podem ser colocados em potinhos fechados ou em saquinhos amarradinhos. Prático, rápido e saudável!
- Iogurte no freezer!! Mandar iogurtes pode ser perigoso por causa do calor de algumas cidades que pode estragá-los. Mas, se você colocá-lo um tempinho no freezer, só para congelar, ele pode ser levado na lancheira. Irá descongelar até a hora do recreio e estará fresquinho ainda!
Bom, era isso o que eu queria dividir com você!
É claro que existem muitas outras sugestões, mas acredito que com estas dicas a missão de montar uma lancheira sem culpa tenha se tornado mais simples.
E você, tem alguma dica de ouro pra me contar? Deixe aqui nos comentários para eu poder usar na minha rotina também!!
#simplificamamae #vidademae #amordemae #cuidardosfilhos #educaçaodosfilhos #criançasfelizes #lancheiraescolar #lanchessaudaveis #preparandoalancheira #organizaçao #programaçaodasemana
Link permanente
Adorei as dicas de lanches escolares mais saudáveis!!!!!