Tempo de leitura: 6 minutos
Não sei você, mas eu tenho a impressão de que estou sempre fazendo uma porção de coisas e mesmo assim sempre tenho muita coisa ainda para fazer.
Fico pensando se um pouco de organização não ajudaria a diminuir um pouco essa lista de ‘coisas para fazer’…
Por isso, fui atrás de técnicas e dicas simples de organização e separei algumas que gostei e vou dividi-las aqui com vocês.
Dica 1: colocar tudo o que for parecido junto e separar um lugar para cada “família” de objetos.
Por exemplo, guardar tigelas de vidro pequenas e tigelas de vidro grandes em lugares diferentes facilita, pois não precisaremos levantar uma pilha de vidros pequenos para pegarmos um dos grandes.
Separar uma gaveta para deixarmos as canetas e papeis para recado, por exemplo, ajuda a ganharmos tempo, pois saberemos que esse tipo de material sempre será encontrado naquela gaveta que deixamos para isso. Dei como exemplo canetas e papeis, mas pode ser qualquer coisa que você usa constantemente e nunca sabe onde está: durex, tesoura, borracha, carregador de celular, seus óculos, etc.
Quando acostumamos com os locais de cada objeto, nossa vida fica mais simples, pois não perdemos tempo procurando-os. E os outros membros da família também vão se acostumar com a organização e nós mães ouviremos menos “Mãe, onde está…?” ou “Pergunta pra sua mãe onde está…”
Dica 2: mude o lugar original de algumas coisas para facilitar.
Quando você chega em casa, deixa suas chaves na estante da entrada? Mas o chaveiro não fica na cozinha? Que tal mudar o chaveiro de lugar? Ele não combina na sala? Ok! Então que tal aposentar o chaveiro e colocar uma peça de decoração que combine com a sua sala e que caibam as chaves? Assim, você passará a deixá-las nessa peça e elas não ficarão soltas em cima do móvel da sala.
Você tem uma sapateira no seu quarto, mas quando chega em casa, tira os sapatos e os deixa na entrada de casa? E aí eles vão se acumulando lá na frente? Por que não compra uma sapateira daquelas baratinhas de alumínio, desmontáveis, e não a coloca na entrada de casa? Assim os sapatos ficarão arrumados. E, de tempos em tempos, quando ela lotar, você leva alguns pares que usa menos para a sapateira no seu quarto.
O pacote de papel higiênico fica longe do banheiro e muitas vezes você ouve “Manhêêê, acabou o papel! Pega pra mim, por favor?” Se não for possível colocar o pacote todo no armário do banheiro, que tal deixar uns 3 ou 4 rolos lá e sempre dar uma olhadinha pra ver se não acabaram?
O cesto de roupas sujas fica na área de serviço? Mas você sempre encontra roupas no chão do banheiro? Nesse caso, se o cesto grande não couber dentro, não dá para mudá-lo por falta de espaço, né? Então, faça como eu, compre um cesto pequeno só para as roupas não ficarem jogadas e coloque-o no chão do banheiro.
Dica 3: anote todas as suas tarefas!
Onde você guarda suas tarefas? Na cabeça? Não faça isso!!! Guardamos tantas coisas na nossa memória (ou tentamos guardar), que ficamos constantemente com a mente cansada… Às vezes, o corpo não está cansado, mas o cansaço mental está nos consumindo… Sem contar o risco que corremos de esquecer algo importante…
Se você não gosta de agenda, tudo bem! Arrume uma folhinha de papel, anote tudo e prenda na geladeira. Vá riscando conforme as atividades vão sendo realizadas.
Isso vai te ajudar a não esquecer nada e também vai liberar sua mente para criar, ou simplesmente para “não cansar”.
Dica 4: se demorar menos de 10 minutos, faça imediatamente.
Tem dia que a gente trabalha pra caramba, mas quando vamos deitar temos a impressão de que não realizamos nada… Isso acontece principalmente quando não finalizamos as tarefas. Aí você vai me dizer: “Lavei uma porção de roupas e de louças, fiz comida, arrumei a cozinha, arrumei as camas, varri a casa e você vem me dizer que eu não terminei nada??” Calma!! Essas atividades já são automáticas de quem tem uma casa. Tomam o nosso tempo, nos cansam, mas alguém dá valor? Infelizmente, só dão valor quando não as fazemos. Quando eu digo ‘terminar uma tarefa’, me refiro a marcar uma consulta, levar o cachorro para tomar vacina, comprar o presente da festinha que a filha foi convidada, essas coisas que vamos deixando para fazer na última hora, sabe? Essas tarefas rápidas, se realizadas, vão nos ajudar a acabar com esse sentimento e vamos nos deitar com a certeza de que realizamos diversas coisas!
Aplicativos!!
Se você é daquelas que adora um aplicativo, vou dividir com você uma pequena lista de aplicativos que eu testei e gostei.
- Google Agenda – simples, intuitivo e todo celular tem! Com ele, você não vai esquecer aquela festinha de aniversário que sua filha foi convidada, não vai marcar dentista no mesmo dia em que marcou um exame, etc. Ajuda a te tirar de várias enrascadas!!! Mas você tem que alimentá-la!
- Trello – é um organizador de tarefas cheio de funcionalidades. Você pode ajustar conforme suas necessidades. Serve para gerenciar projetos mais complexos ou atividades simples. Ótimo também para trabalhar em equipe, mesmo que as pessoas estejam distantes. Eu, por exemplo, moro em Belém e uso esse aplicativo com a minha chefe que mora em São Paulo.
- Evernote – organiza suas anotações e seu dia-a-dia. Você pode incluir imagens, links, notas, etc. Com ele, você consegue catalogar suas anotações e organizá-las.
- EasyList – é onde eu faço a minha lista de mercado. Anoto tudo ali e, quando estou fazendo compras, vou clicando em tudo o que coloco no carrinho. Como faço a lista antes de sair de casa, não perco tempo no mercado pensando “Será que acabou o pó de café?” Agiliza a vida e ajuda a economizar, pois procuro não pegar muita coisa a mais do que está na lista.
Agora vou confessar uma dificuldade minha!! Bolsa… Ou melhor, bolsas… Tenho 4 que uso no dia-a-dia, uma de cada vez. Calma, sou uma mulher normal, tenho mais do que 4! rsrsrs Mas essas 4 eu tenho revezado ultimamente… Duas maiores, que escolho quando saio com minhas filhas para caber lenço umedecido, remédios, brinquedos, água, biscoito… E duas menores que uso quando saio sozinha. O problema é que a minha carteira grande e completa, com documentos meus e das minha filhas não cabe nas bolsas pequenas. Aí, quando uso as pequenas, pego somente os meus documentos mais importantes. E toda vez que vou sair de casa, tenho que ficar “caçando” onde estão meu cartão do banco, minha carteira de motorista, minha identidade… Ai… Ai… Complicado…
Você tem algum conselho pra me ajudar? Você também passa por isso?
O que mais te incomoda com a falta de organização no dia-a-dia?
#simplificamamae #vidademae #amordemae #organizaçao #programaçaodasemana #dicasdeorganizaçao #aplicativosuteis #vivermaisleve #queroteajudar